quinta-feira, 19 de março de 2009

O difícil exercício de viver em paz.


Como é engraçado viver.. já diz a frase cuja autoria desconheço: "viver é coisa rara, a maioria das pessoas apenas existe." e uma outra diz.. "viver não é difícil, difícil é saber viver..". É... viver às vezes parece complicado. Viver em paz então.. ihhhh.. "é querer demais hein!?" Bom.. eu não acho que é querer demais, nem que é impossível.. tudo bem, não é fácil. Mas no final a vitória fica mais saborosa quando a gente sabe que as dificuldades eram grandes e mesmo assim a meta foi alcançada.

Eu já devo ter citado em algum ou até mesmo vários textos que tudo na nossa vida depende da gente. Quem somos, o que temos, com quem andamos, o trabalho ou as roupas que temos.. tudo NOSSO é resultado da nossa vontade. Quer viver em paz ainda estando vivo? Então faça por onde. Até porque viver em paz todos vamos um dia, diga-se de passagem. Não adianta querer ser o melhor profissional da sua empresa e não investir em você, na sua capacitação. Você não vai ter aquele vestido dos seus sonhos se não economizar alguns gastos.. você não vai ser feliz, se você não quiser.


Não precisa muita idade para ver certas verdades... mas experiência. Fatores que não são diretamente proporcionais. Você pode ser um velho sem experiências, se essa for a sua escolha de vida. Um vida cômoda, sem muitas aventuras.. onde tudo sempre lhe foi suficiente. Ou ser um jovem de bagagens e mais bagagens de experiência.
Ser maduro, e ter experiência são coisas que só dependem de você.

Eu, particulamente, acredito que ser maduro te ajuda a viver em paz.
Eu não vou dizer que vivo na mais perfeita paz.. queria eu. Mas posso afirmar que estou no caminho certo. O amadurecimento nos permite viver de maneira totalmente contrária ao que costumamos aplicar no nosso dia-a-dia. Tenho estado num processo de amadurecimento porque a vida me impôs duas alternativas: viver estressada/abusada/chateada/triste.. ou viver feliz/ em paz/ tranquila. E advinha qual foi a minha opção? Mas para alcançá-la, eu precisava crescer aqui dentro de mim. [Aliás ainda preciso e será uma necessidade constante.]

Pois é, parece difícil mudarmos certos hábitos e comportamentos, mas sabe que não é!? Pelo menos quando você se encontra quase no fundo do poço tudo parece mais fácil e mais palpável. Eu já sabia, apenas relembrei, que no fundo do meu poço tem uma mola.. e que antes de eu chegar no fim, minha mola vai me chogar para cima de novo. E essa mola se chama "eu mesma". No fundo do seu poço com certeza também deve ter uma mola, mas você precisa enxergá-la e crer que ela não vai te deixar afundar.
Eu enxerguei a minha e falei, "pode me mandar lá pra cima de novo, afundar não é meu destino não." E aqui para cima de novo eu vim. Mas mais forte, mais madura, mais certa do que quero e do que não quero pra mim. Mas é claro, com algumas interrogações.. porque senão nem teria graça!

Se já sei tudo? Não, não sei.. e nunca vou saber. Mas tenho estado no caminho onde a luz acende a cada passo. Confesso que vez ou outra, em alguns trechos, as lâmpadas estão queimadas.. mas nunca desisto e sempre sigo em frente.. e aí vejo que logo adiante a luz está de volta.

Tenho muito para decidir, para saber.. Tomando as melhores decisões, agindo das melhores formas, e acima de tudo com maturidade diante dos fatos sei que estou a caminho de uma vida em paz, que, praticamente, sempre tive. Mas sou como todos, também tenho meus momentos de turbulências.
Mas sei que os melhores dias estão chegando, e é tão bom saber que posso fazer isso comigo e por mim.. consequentemente, por aqueles ao meu redor.

É tão bom sentir que isso é sincero e que só quero cultivar o bem para mim e para os que estão ao meu redor, e melhor ainda é ver que está dando certo.. e que não importa o dia exato e se ainda vai haver pedras... a paz voltará a reinar aqui.
E olha, ela pode reinar aí também. Basta você querer.

"Em paz com a vida e o que ela me traz.. Na que me faz otimista demais..."

Nenhum comentário: