quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Hora de olhar pra trás.. Retrospectiva 2008...


Já diz a canção: o ano termina, e nasce outra vez.
Não sei se meus pensamentos estavam ocupados demais para fazer a retrospectiva do ano que passou, só sei que ainda não fiz... mas agora me deu vontade de fazer..

365 dias, 8766 horas [visto que foi ano bissexto]...
No início de 2007, fevereiro pra ser mais exata, tive muitas muitas tristezas que ficaram presas em meu calcanhar, como algemas.. durante, basicamente, todo o ano. Em 2008, meu maior objetivo era tirar toda mágoa e tristeza do meu coração. Sumir, viajar, crescer, esquecer, libertar-me, voar! Conhecer-me, conhecer minhas forças e fraquezas, superar os meus limites.

Foi, portanto, com muita ansiedade que eu aguardei 2008. E assim foi... Fogos de artifícios.. família como sempre reunida, taças de champagne e um coração acelerado... em 18 dias.. minha vida mudaria... e 345 dias do meu 2008 seriam vividos longe, mas bem longe dali.. da minha praia, da minha casa, da minha família.. do meu mar.

Lágrimas de esperança, e um pedido pra que tudo dê certo. Foi o que eu pedi a Deus, ao universo.

18 de janeiro estou eu, de mala, cuia e um monte de objetivo, partindo pra São Paulo.. mais 3 dias.. estaria partindo pra bem longe.. para os Estados Unidos.
21 de janeiro já não estou no Brasil... e pra mim, o ano começa de verdade.

2007 foi um ano de descobertas.. de saber quem era amigo e quem não era, o que era bom pra mim ou não. Foi o ano que me formei. Tornei-me Administradora. Foi o ano que curti, que extravasei. Que ultrapassei limites que não deveriam ser ultrapassados. Foi o ano em que sofri, que chorei, mas que também sorri. Foi um ano de indas e vindas... subidas e descidas., perdas e ganhos.. Indeterminações..

2008 seria portanto, o momento de descansar a mente e aliviar o coração. Um momento de alinhar o gráfico, e fazer das boas emoções um fator constante.

Eu estava literalmente empolgada com o meu futuro e tudo que estava pela frente. Cheguei em um lugar que nunca ouvi falar na vida, Erie, Colorado, cuja estação era o inverno [mas eu só conhecia o verão], falando um inglês que há anos não praticava, ainda tendo que conhecer pessoalmente a família com quem viveria durante 365 dias de minha vida.. Conhecer novos amigos.. aqueles com quem compartilharia meus momentos de felicidades, aflições... enfim, sem conhecer nada nem ninguém, mas mesmo com tudo isso.. dentro do meu coração, uma nova flor nascia!

E assim foi.. fui, desde o início, amadurecendo e mostrando a mim mesma o quão longe eu posso ir.. Admirando-me com os meus próprios passos.. foi lindo, e cada passo que eu dou, é admirável.

3 meses de convívio com a família americana.. mas não deu certo.. mas a vida não para e eu só sigo em frente. Nova família, novos ares, novos amigos... mas ainda no meu belo Colorado.

Aniversário do meu irmão, dia das mães, aniversário da minha irmã, aniversário de 50 anos do meu pai, dia dos pais, meu aniversário, perda da minha prima, problemas de saúde [imagináveis como um canal.. mas outros que você não faz nem idéia], problemas com o coração [por mais que se evite, não tem jeito. a gente não manda mesmo nele.. e mesmo por aqui também tive meus enganos..].. saudades, momentos de aflição, de desespero.. de descobrir que alguns amigos aqui não era bem amigos, viver ao redor de pessoas que só fingem. Tolerar falsidade, engolir sapos.. saber que pessoas falavam de mim, preferir ficar em casa que sair com quem não me serve... comprar minhas próprias roupas, pagar minhas contas, perder cartão de crédito, bloqueá-lo.. ir a médicos, dentistas.. tudo isso, longe de casa, longe da família, em um país diferente, falando um outro idioma, não é fácil não.

Para compensar o que passei para aprender, crescer e me fortalecer tive muita coisa boa... oportunidade de conhecer pessoas especiais, pessoas que me ajudaram, conhecer pessoas do mundo todo, ver que americano é sim louco, mas tem os loucos saudáveis.. e pra ser sincera só conheci um louco não saudável.. ahahah, e há pouco tempo, mas nem sabia que era tão louco assim. E na verdade, é louca. Não louco. Ver que americano tem sentimento..

Tive oportunidade de conhecer muuuuuuitas cidades do Colorado, viajar e conhecer outros estados aqui dos Estados unidos. De comprar o que eu queria.. de comprar muitos presentes pra minha família dos eua, de comprar presentes pra minha família do Brasil.. de ir pra Bahamas e conhecer ilhas lindas... de conhecer as 4 estações.. de sentir o frio e ver a neve do inverno, de ver as folhas caindo no outono, de sentir um sol de rachar no verão.. e ver as flores florindo na primavera.. Subir e descer montanhas.. brincar e esquiar na neve.. Ir a boates entrando de graça.. ir pra balada de quarta a domingo.. [mas cansa! tô longe de balada há um bom tempo.. farrei demais! ahhaha]. Ter o amor de crianças que nem te conheciam, mas que hoje você não só faz parte da diária delas, mas do coração. Tive oportunidade de sorrir quando meu coração estava chorando ao ver meu bebê cantando a musiquinha da aranha.. tive oportunidade de aprimorar meu inglês.. hoje posso ler, ouvir e falar inglês.. assistir filmes sem legendas já não é nenhum problema. Pude participar do dia das mães, do dia dos pais, do niver do meu pai, mesmo estando longe.. Pude brincar na brincadeira do natal com meus pais, irmãos e cunhados, pude falar com a família no ano novo.. pude ter bolo de aniversário e velinhas apagadas pelos meus pais mesmo a distância.. Pude ver que a distância nada é para as verdadeiras amizades e para uma família unida. Tive a oportunidade de ver que os Eua engordam, mas que se deixar engordar depende muito de você. Pude conhecer o Disney World! Pude dá selinho no Mickey e fazer ciúmes na Minnie. ahahha... De fazer reserva em hotel, de fazer matrícula e
resolver problemas em escolas, de ler, pesquisar sobre meu próximo objetivo [meu MBA], de ir nas escolas, falar com coordenadores... de fazer tudo com o meu próprio inglês.. oportunidade de ter colegas e amigos brasileiros, matar a saudade do Brasil com festinhas brasileiras.. de comer feijoada e churrasco.. macaxeira e picanha.. Pude assistir todas as séries de Sex and the City e enfim assistir ao filme. Dirigi, me perdi, me diverti. Conheci culinárias diferentes como tailandesa, vietnamita, indiana e muuuuitas outras. Pude encantar e ser encantada com pessoas.. tiver oportunidades e condição enfim, de realizar meu objetivo: fazer meu coração bater e respirar feliz!

Enfim... eis minha restrospectiva. Momento bom para refletir sobre o que passou, que jamais voltará.. pelo menos não do mesmo jeito, não com o mesmo tempero, não com o mesmo sabor..

Eu só tenho, pois, o que agradecer. Primeira a Deus, porque mesmo nas dificuldades, nos momentos de fraqueza e de tristeza, de dúvida, de inconformação, Ele, como sempre, me mostrou que estava comigo. Mesmo quando estava desacreditando.. mesmo quando achava que não poderia ser curada, ele me curou. Agradecer por me guiar, por mostrar qual caminho seguir.. Por manter minhas amizades e me dar oportunidade de conhecer pessoinhas muito queridas por aqui. Obrigada, meu Deus, por ter me permitido viver todos esses 366 dias de 2008. Por ter me dado essa preciosa oportunidade de viver sobre meus próprios passos.. errando, corrigindo.. aprendendo e crescendo.

Agradecer aos meus p
ais e irmãos, por estarem sempre presentes. Por me manter perto deles, e por me fortalecer com o sorriso, conselhos e palavras.. Por estarem comigo em todos os momentos em que mais precisei.

Agora para 2009 tenho meus planos, minhas metas!
Mais amadurecida, mais vivida, mais forte... hoje sei que posso conseguir tudo o que eu quero.
Meu maior objetivo é voltar para os Estados Unidos e me encaminhar para iniciar meu sonhado MBA! É voltar para os Estados Unidos e ouvir meu coração.
Quero continuar crescendo, trabalhar, ser feliz, é ter uma vida saudável e continuar com minha família perto de mim, onde quer que eu esteja! E eu quero sempre paz.. a paz de Deus dentro do meu coração!

Feliz 2009!
Feliz quase um ano de Estados Unidos! [só mais 13 dias..]


Nenhum comentário: